MEQUINHO






 "O Grande Mequinho"



Por Rodolfo Porto, o Pai do Pedro.


Eu sou o Pai do Pedro, meu nome é Rodolfo Porto, jogo xadrez desde os 18 anos e como todo amante de um esporte tenho meus ídolos e pessoas que admiro. Internacionalmente gosto muito do Kasparov e aqui no Brasil acho surpreendente a história do grande Henrique da Costa Mecking, o nosso Mequinho.

“[...] Eu sei o que quero. Luto pelo o que eu quero. Fazer o Brasil campeão do mundo e divulgar o Xadrez nas Escolas do Brasil [...]”

Frases ditas por  Mequinho durante entrevista a Revista Veja em que foi matéria da capa em 22 de agosto de 1973.


Foto: leaodonorte64.blospot.com.br
Ouvir isso de um brasileiro hoje,  parece um pouco distante de nossa realidade, uma vez que no momento não temos nenhum enxadrista dentro do top 100 da FIDE. Nosso melhor representante é o GM Rafael Leitão, na 179ª colocação, hoje com  Rtg 2.618, seguido de Mequinho com 2.606 o que daria a ele hoje a 222ª colocação na FIDE.

Falar sobre um atleta que alcançou tanto em seu esporte e depois “sumiu” dos noticiários é um pouco complicado, por isso, resolvi colocar uma relação dos principais feitos desse atleta em ordem cronológica:


  • Nasceu em Santa Cruz do Sul no RS em 23 de Janeiro de 1952;
  • Aprendeu jogar xadrez com 5 anos de idade com a sua mãe;
  • Teve com um de seus professores o então delegado de São Lourenço do Sul, Jõao Menna Barreto;
  • 1964. Aos 12 anos foi campeão Gaúcho absoluto;
  • 1965. Aos 13 Anos conquistou o Título de campeão Brasileiro Absoluto;
              Mequinho aos 13 anos no Brasileiro Absoluto ( foto: xadrezvencedor.blogspot.com.br )


  • Em 1967 Conquista pela 2ª Vez o Título Brasileiro;
  • Com 15 anos conquista o Sulamericano e o título de Mestre Internacional;
  • Em 1970, com 18 anos, consegue um empate jogando contra nada mais nada menos que o grande Bob Fisher;
  • Foi o 1º GMI Brasileiro em 1972, aos 20 anos, feito até então inédito fazendo com que fosse recebido pelo então Presidente do Brasil o  General Emílio Garrastazu Médici que lhe consegue um cargo de assessor do MEC;
                                                                         Foto:jblog.com.br


  •  Em 1973, vence de forma Invicta o “Torneio classificatório ao dos Candidatos” ao título mundial: o Interzonal realizado em Petrópolis no RJ;
  • Em 1976, Vence novamente o Interzonal em manila nas Filipinas;
  • Em 1977 alcança a 3ª colocação no Ranking da FIDE, atrás apenas do campeão mundial, o Russo Karpov do Russo naturalizado Suiço Viktor Korchnoi. Aqui temos o ápice do nosso GMI lembrando que nesse momento ele seria o 4º melhor enxadrista do mundo considerando como melhor do mundo o Americano Bob Fisher que se encontrava em seu auto-exílio;
  • Em 1978 é acometido por uma doença gravíssima a Miastenia que ataca os músculos deixando sem força para até mesmo mastigar o que teve que fazer por mais de 30 dias;
  • Em 1979 entra para o grupo da Renovação Carismática Católica, onde permanece até hoje, atribuindo a sua recuperação a um milagre e prometendo inclusive à volta ao topo da lista dos grandes da FIDE;
  • Após sua volta ao xadrez em 1991 talvez um de seus maiores feitos foi vencer em 2008, o 1º torneio brasileiro pela internet organizado pela CBX derrotando o GMI Rafael Leitão na Final.


Trechos de Mequinho em entrevista a Revista Folha.Uol em 06/11/2011:

"Há muitos lugares a que não quero ir. Só jogo em países em que me sinta bem pela situação política e religiosa, em que os cristãos não sejam perseguidos, onde haja liberdade e democracia."

"Gasto pouco. Minha casa é simples, e não me interesso por móveis ou roupas luxuosos. Aprendi que é mais fácil ir para o céu de uma cabana do que de um palácio."


A seguir frases ditas por Mequinho durante entrevista ao site do Globo esporte.com em 20/11/2012:

“ É uma doença muito séria, atrapalha bastante, tanto que fiquei 17 anos sem jogar xadrez. Sempre tive que me cuidar muito. Hoje tenho alimentação especial, tomo homeopatia, não jogo torneios com duas partidas no mesmo dia, preciso de um cuidado redobrado com os olhos e com a garganta.”

O fato de estar melhor de saúde e competindo é uma graça de Deus. Várias pessoas que têm este mesmo problema estão com a saúde muito debilitada e eu estou melhorando. Ainda quero chegar a um patamar mais alto no ranking internacional, quero disputar um título mundial”

Sem sombra de dúvidas estamos diante de nosso maior enxadrista e pelo que podemos ver em trechos de sua entrevista ainda devemos esperar muito de nosso campeão. Pessoalmente acredito que não demoraremos para estar entre os 100, daí para os 50 e assim por diante rumo ao topo. Força Mequinho!!

Referências:





Mequinho durante simultânea em Campinas em 2010. Foto: clubedexadrezonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário